Os 12 passos

Passo 1

Admitimos que éramos impotentes perante nossas feridas, dependências e comportamentos compulsivos, e que nossa vida se tornou ingovernável.

“Pois eu sei que aquilo que é bom não vive em mim, isto é, na minha natureza humana. Porque, mesmo tendo dentro de mim a vontade de fazer o bem, eu não consigo fazê-lo.” (Romanos 7:18)

Passo 2

Acreditamos que um Poder Superior a nós poderia nos devolver à sanidade.

“Pois Deus está sempre agindo em vocês para que obedeçam à vontade dele, tanto no pensamento como nas ações.” (Filipenses 2:13)

Passo 3

Decidimos entregar nossa vida e nossas vontades aos cuidados de Deus.

“Portanto, meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus.” (Romanos 12:1)

Passo 4

Fizemos um minucioso e destemido inventário moral de nós mesmos.

“Examinemos seriamente o que temos feito e voltemos para o Senhor” (Lamentações 3:40)

Passo 5

Admitimos perante Deus, perante nós e perante outro ser humano a natureza exata das nossas falhas.

“Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e façam oração uns pelos outros, para que vocês sejam curados. A oração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder.” (Tiago 5:16)

Passo 6

Prontificamo-nos inteiramente a deixar que Deus removesse todos esses defeitos de caráter.

“Humilhem-se diante do Senhor, e ele os colocará numa posição de honra.” (Tiago 4:10)

Passo 7

Humildemente pedimos a Deus que removesse todas as nossas imperfeições.

“Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade.” (1 João 1:9)

Passo 8

Fizemos uma relação de todas as pessoas a quem prejudicamos e nos dispusemos a reparar os danos a elas causados.

“Os tolos pecam e não se importam, mas os bons querem ser perdoados.” (Provérbios 14:9)

Passo 9

Fizemos reparações diretas a tais pessoas sempre que possível, exceto quando fazê-lo implicaria prejudicá-las ou a terceiros.

“Portanto, se você estiver oferecendo no altar a sua oferta a Deus e lembrar que o seu irmão tem alguma queixa contra você, deixe a sua oferta ali, na frente do altar, e vá logo fazer as pazes com o seu irmão. Depois volte e ofereça a sua oferta a Deus.” (Mateus 5:23-24)

Passo 10

Continuamos fazendo o inventário pessoal e, quando estávamos errados, nós o admitíamos prontamente.

“Portanto, aquele que pensa que está de pé é melhor ter cuidado para não cair.” (1 Coríntios 10:12)

Passo 11

Procuramos, através da oração e da meditação, melhorar o nosso contato consciente com Deus, pedindo apenas o conhecimento de sua vontade para nossa e força para realizá-la.

“Que a mensagem de Cristo, com toda a sua riqueza, viva no coração de vocês! Ensinem e instruam uns aos outros com toda a sabedoria. Cantem salmos, hinos e canções espirituais; louvem a Deus, com gratidão no coração.” (Colossenses 3:16)

Passo 12

Tendo experimentado um despertar espiritual graças a estes passos, procuramos levar esta mensagem a outros e praticar estes princípios em todas as nossas atividades.

“Meus irmãos, se alguém for apanhado em alguma falta, vocês que são espirituais devem ajudar essa pessoa a se corrigir. Mas façam isso com humildade e tenham cuidado para que vocês não sejam tentados também.” (Gálatas 6:1)