Histórico

O Celebrando a Recuperação começou em 1991 na Igreja de Saddleback, em Lake Forest, Califórnia. Naquela época, a igreja estava se reunindo em um ginásio de ensino médio. John Baker – fundador do programa – escreveu ao pastor Rick Warren a carta “agora famosa, concisa, de 13 páginas, espaço simples”, delineando a visão que Deus deu a John para o Celebrando a Recuperação. Depois de ler a carta de John, o pastor Rick disse: “Ótimo, John – vá lá!”.

Na primeira noite de reunião, 43 pessoas compareceram ao CR.  Começando com apenas quatro Grupos de partilha aberta – Dependência Química Masculina e Feminina e Codependência Masculina e Feminina – o ministério cresceu para mais de 14 grupos hoje. Mais de 27.000 pessoas passaram pelo programa na Igreja de Saddleback. Muitos deles estão agora servindo no CR e na Igreja. Celebrando a Recuperação é o ministério número um na Igreja de Saddleback, com mais de 70% de seus membros vindo de fora da igreja.

Os primeiros 10 anos foram a fase de nascimento de CR, e agora Deus está nos chamando para levá-lo ao mundo. Existem agora 35.000 igrejas com CR em todo o mundo, e esse número continua crescendo. Somos parte de um movimento que está trazendo o poder de cura de Jesus Cristo para o sofrimento e a ruptura por meio do trabalho de Grupo de Passos. Até o momento, mais de 5 milhões de pessoas completaram um estudo passo a passo.

Além disso, o CR não está apenas crescendo em igrejas, mas em casas de recuperação, missões de resgate, universidades e prisões em todo o mundo. O Novo México foi o primeiro estado a adotar o CR em seu sistema prisional estadual e agora tem os podcasts Celebrate Recovery em todas as suas prisões estaduais. Em agosto de 2004, o CR foi anunciado como o programa de abuso de substâncias aprovadas pelo estado da Califórnia para as prisões. Esta é uma oportunidade emocionante e crescente para cada CR.

o Celebrando a Recuperação está em 35.000 (trinta e cinco mil) igrejas ao redor do mundo, distribuídas em 80 países e traduzido em 25 idiomas.

Somos parte de algo muito maior do que o Celebrando a Recuperação de uma igreja. Nós somos parte de um movimento que Deus está abençoando.